Há poucos dias fiquei contente e um pouco alerta com o lançamento do 22 Concurso Luiz Vilela. Atento, pois o edital apresentado havia sofrido mudanças profundas, se comparado com os editais dos 20 anos anteriores. Conheço o Luiz Vilela e desconfiava que ele não havia sido consultado sobre as mudanças. De qualquer maneira, o Vilela desautorizou a Fundação Cultural de Ituiutaba, bem como a divulgação do concurso. Abaixo a carta que ele me enviou hoje sobre o assunto, que foi enviada ao presidente da Fundação, e que já está sendo divulgada em toda a Internet e em outros meios:

 

Ituiutaba, 22 de maio de 2012.
Exmo. Sr. Francisco Roberto Rangel

Presidente da Fundação Cultural de Ituiutaba

Prezado Senhor:

Li, com absoluto espanto, na edição de 18 do corrente do “Jornal do Pontal”, o edital de lançamento do 22.º Concurso de Contos Luiz Vilela, com o respectivo regulamento.

Tal espanto se explica pelo fato de que a mim, o autor homenageado do concurso, nenhuma informação prévia, a respeito, fora dada por essa Fundação, o que, mais do que uma indelicadeza, se configura como uma total falta de consideração para comigo.

Mil vezes pior, entretanto, foi constatar que, numa atitude nunca vista nestes mais de vinte anos de existência do concurso, uma atitude de desrespeito, arbítrio e prepotência, a Fundação fez, sem meu conhecimento, e, portanto, sem minha aprovação, uma série de alterações no regulamento, regulamento este que desde os primórdios do concurso foi sempre elaborado por mim.

Confessando-me profundamente indignado com tais procedimentos, venho pedir a essa Fundação que de imediato e doravante, e em caráter irrevogável, retire o meu nome do concurso de contos e de tudo o mais que a ele se refira, e, ainda, que, usando ela dos meios de divulgação a seu dispor, dê a todos os possíveis interessados ciência desta medida.

Por fim, informo que qualquer ação contrária ao meu desejo, expresso nesta carta, será por mim considerada não só uma afronta pessoal mas também uma
agressão aos meus direitos de cidadão, sobretudo o que tange ao uso de nome.

Sem mais para o momento, subscrevo-me,

 

Luiz Vilela

Deixe um comentário

