Quinta, sexta

Sol.

Meu cunhado faleceu semana passada. Esse negócio de morte sempre deixa um rastro. E, no meio dessa tragédia anunciada, eu mergulhei no meu novo livro. Submergi mesmo, o que é uma coisa boa. O efeito colateral é que quando eu faço isso acabo deixando o resto pra trás. Aí quando o Celso de Alencar me fez o convite pra Quinta Poética, eu aceitei. É como retornar, essa obrigação de voltar à tona. Antes, marquei com meu editor, Alonso. Ficamos batendo papo num Fran’s durante quase quatro horas. É bom ouvir um cara desse naipe. Depois fui recitar uma poesia inédita, mas acho que não levo muito jeito pra esse negócio de ler em público o que eu escrevo. Embora haja uma obrigação: tudo o que sai da minha pena, leio para minha esposa. É um exercício interessante. Aliás, vai uma dica: se você não está conseguindo ir adiante com uma obra, tente lê-la em voz alta. Aí fiquei lendo, lendo, lendo. Outra dica? Kenneth Cook – Sobressalto. (Ele é australiano). Fui forçado a abrir uma Superinteressante. Nossa, é como um passatempo mesmo – fechar e esquecer. Aí fiquei sabendo que tem jogador no Brasil que ganha quase dois milhões de reais. Acho que chegou a um patamar insustentável, a menos que o torcedor não fique chateado por ter de pagar tio uns 400 reais por ingresso. A conta não fecha. Tudo bem, sempre tem um torcedor mecenas, mas isso também não vai ser para sempre. E pagar 400 reais para quê? Para ver um marmanjo judiar de uma bola. Vou colocando uns trechos do meu novo conto no Facebook. Resolvi que “Sol entre noites” vai ser um negócio mais acessível, porque acho que Borges tem razão. O melhor de Joyce não foi o Ulisses. Ulisses foi quase um ensaio, um ensaio magnífico, mas parece que o pesquisador agarrou o escritor pelo pescoço e o sufocou.

Deixe um comentário

