Cora Coralina

cora

Nos anos 80, a cidade de Jaboticabal, no interior paulista, tinha uma livraria muito respeitada em todo o país e lá aconteciam sessões de autógrafos de todos os grandes escritores da época. O local era frequentado por músicos e intelectuais em geral. Seu proprietário a fechou no final dos anos 90 por falta de leitores. Estando em Jaboticabal neste final de semana, fuçando na pequena biblioteca de minha sogra, encontro a primeira edição de “Meu livro de cordel”, de 1976, da escritora goiana Cora Coralina. Ao folhear a obra, para minha surpresa, me deparo com um autógrafo, longo e carinhoso, para uma tia minha, escrito em 1984, na Livraria Acadêmica, em Jaboticabal. Como coleciono livros autografados, vou tentar convencer a minha sogra a me dar a edição.

3 comentários sobre “Cora Coralina

  1. Olá,
    sou caipira e fã da Cora Coralina.
    Sou professor de neurologia e, ao dar aula sobre inteligências múltiplas, conto a história de um encontro meu com Cora Coralina (que na verdade nunca aconteceu) em que3 pedi autógrafo a ela.
    Ela se recusou dizendo que quem tinha que pedir autógrafo era ela, pois eu era importante, médico, que salvava vidas e ela uma simples poetisa, sem importância. Aí concluo a história dizendo que nós temos diferentes inteligências. No final da aula não raramente as pessoas perguntam se eu consegui o autógrafo e aí sou obrigado a dizer que é ficção, que esse encontro nunca aconteceu. Percebo que decepciono as pessoas. Assim, gostaria muito de poder ter uma cópia de autógrafo da Cora Coralina para mostrar em aula e dar mais “veracidade” à história.

    • PUXA DR! FIQUEI DESAPONTADA. POIS O SENHOR VEIO ATÉ A MINHA CIDADE E FEZ UMA PALESTRA MARAVILHOSA,NA QUAL RELATOU O ENCONTRO COM CORA CORALINA. DESDE ENTÃO CONTO PARA TODO MUNDO O QUE NOS RELATOU; E TAMBÉM A HISTÓRIA DO MORCEGO,LEMBRA? PROCUREI SEU ENDEREÇO NO SITE, POIS PRETENDIA FAZER UM TRABALHO SOBRE CORA CORALINA. IRIA LHE PEDIR PERMISSÃO PARA RELATAR O SEU ENCONTRO COM ELA, POIS ATÉ HOJE ME LEMBRO DA EMOÇÃO QUE FOI O ENCONTRO. SOU ESTUDANTE DE LETRAS E ESCOLHI CORA CORALINA PARA DESENVOLVER UM ARTIGO.

Deixe um comentário

