Dr. House e chagas

Coração com Chagas

Vi num episódio da série House que um sujeito tinha vindo ao Brasil e contraído a Doença de Chagas. A coisa foi muito simples no episódio: o indivíduo só tomou uns comprimidos e se curou. Como assim? Você consulta um médico aqui em nosso país e lhe explicarão que Chagas não tem cura. Destino: morte. E ponto final, volte pra casa e espere a foice. E, para determinados estágios da doença, já arranjam sim uma saída, um jeito de controlar o protozoário. O que acontece, então? Existem remédios que mantêm a moléstia estável, mas ninguém comenta nos hospitais. Relato isso porque conheço uma pessoa que está com Chagas e há mais de seis anos vem ouvindo que seu caso não tem solução, vai tomando uns remédios para fortalecer os músculos do coração e vamos ver. Agora chegou em um ponto em que só lhe resta um transplante de coração. Ok, ele vai conseguir, não vai?

About these ads

5 Respostas para “Dr. House e chagas”

  1. Luanda Diz:

    Não pude deixar de ler seu post, estava fazendo uma pesquisa para apresentar na faculdade e comprendo bem a sua dúvida. Entretanto, há diversos casos clínicos de doença de chagas, não é tão simples como aparece no “House”, aliás, diga-se de passagem, vários casos clínicos não se solucionam do jeito que é feito na série (aproveito para te recomendar um livro sobre a série, se chama House, e explica com mais ciência sobre os casos mais bizarros que aparecem na série, bem como se podem ser ou não verídicos). Bom, mas voltando ao caso sobre a Doença de Chagas. A doença não é tão simples assim, não trata-se apenas de matar um protozoário (Trypanosoma cruzi). Recomendo a você este site: http://www.fiocruz.br/chagas/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=1 acho que vai poder aprender muito e caso queira conversar mais sobre a doença, será um prazer.

    Abraços, Luanda

    • whisner fraga Diz:

      Luanda, obrigado pela visita e pelo comentário. Já conhecia o site que você indicou e li uns trechos do livro citado por você, certa vez em um sebo. Acredito que Chagas é uma questão de terceiro mundo e por isso a cura é algo bem mais lento. Então, só posso concordar com você, nada é tão simples como parece…
      Sobre House, é um espetáculo, claro, compreendo que os casos não chegam perto da realidade, foi mais uma ironia da minha parte. Por outro lado, acompanhei algumas pessoas portadoras de Chagas e tenho certeza absoluta que muito mais poderia ser feito por elas, mas não há interesse – as coisas poderiam ser mais simples, como são em House. Um abraço e volte sempre!

  2. Gustavo M Diz:

    Esse post é um pouquinho antigo, mas acabei cando aqui quando procurava pela cardiomegalia. Apesar do transplante de coração ser possível e de a pessoa ter tomado alguns remédios, não é tão simples mesmo, pois o Trypanosoma cruzi não se aloja apenas no coração. Ele se aloja nos músculos do corpo assim como ele está vagando pela corrente sanguínea do indivíduo e está em constante reprodução, mas como você anda lendo sobre o assunto, com certeza deve ter se notificado disso. Esse é um dos motivos para o mal de chagas não ter uma cura (em estágios bem mais avançados). É um caso realmente beeem complicado. (por favor não me critique pelo meu comentário =))

    • whisner fraga Diz:

      Oi Gustavo, acabei perdendo um parente para a doença. Mas acredito que em casos em estágio inicial a coisa é mais fácil de ser resolvida. De qualquer maneira, acredito que os estudos estão mais adiantados no sentido de se alcançar a cura. Talvez um investimento maior devesse ser feito para se evitar a reprodução do barbeiro, ou talvez um controle nas áreas de risco. Mas também posso estar falando besteira. Você tem algum conhecido com Chagas? Abraço e grato pela visita!

  3. rosilda Diz:

    Eu tenho um amigo que tem chaga e estou vivendo isso de perto com ele, realmente e muito triste, tbm acho um tremendo discaso com essa doença tão antiga em nosso país quando a pessoa fica sabendo ela vai morrendo aos pouco de tristeza , por saber que naõ tem cura. porque naõ investir mas em remedios , estudos?
    Afinal a ciência anda taõ avansada.Fica aqui o meu desabafo com muita tristeza E so oque possso fazer pelo meu amigo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 414 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: